A Galeria António Prates inaugura no próximo dia 6 de Maio, 6ª feira, pelas 22 horas, a primeira exposição individual em portugal do jovem artista espanhol, Albano. A exposição contará com um conjunto de 16 pinturas. O artista estará presente na inauguração.
A propósito desta exposição, citamos o conceituado crítico de arte espanhol, e presidente da associação de críticos de arte de Madrid, Tomás Paredes:
“De título inspirado na canção de Bob Marley “Pass It On”, cuja letra afirma: “O que está na escuridão/ deve ser revelado à luz/ não estamos aquí para julgar o que é bom ou mau/ Mas sim para fazer as coisas que estão certas” – é uma exposição que engloba uma selecção de pinturas recentes de Albano, relacionada com o que está próximo e o que é externo, com as teorias antropológicas de Marc Augé, o teórico dos não-lugares, que chega à conclusão que “não há identidade sem alteridade”.
Tendo já uma extensa obra de ecos líricos com incursões ecológicas, as obras mais recentes de Albano debruçam-se sobre a impossibilidade de localização do indivíduo situando-nos num deserto pessoal que se vê afectado constantemente por constrangimentos exteriores.
Peças de grande formato, óleos sobre madeira ou tela, onde a pintura se expande e o verde invade a esfera pessoal do espectador. A concepção intrínseca da paisagem torna-se perceptível a partir do segundo ou terceiro olhar. O espaço encontra-se alterado pela própria pintura, pela dinâmica da massa pictórica que, aplicada numa sobreposição de camadas, cria vectores que permitem a leitura do deserto, do vazio e da solidão.
Em «Pásalo», faz-se uma referência à desorientação do observador. O tácito tem lugar em grandes superfícies propícias à hibridação dos espaços: lugares, não lugares e âmbitos que emergem dos limites evocando as núpcias do homem com a terra, que cantou Albert Camus na sua bela epopeia “Núpcias”.”
Albano nasceu em Ávila, Espanha, em 1988. Anteriormente a ter iniciado os seus estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, já tinha ganho mais de 30 prémios, que o consolidavam como o pintor mais galardoado na cena europeia aos vinte anos. As suas duas exposições individuais até à data, em Madrid e Ávila, foram grandes êxitos e como resultado a sua obra está presente em prestigiadas colecções espanholas públicas e privadas e noutras tal como BMW, Colecção Caja Madrid – Madrid, e Fundación Valparaíso – Almería, entre outras.
Por ocasião desta mostra, será lançado um catálogo bilingue (port. – ing) editado pela Galeria, com reproduções das obras expostas e um texto crítico, da autoria de Juan Manuel Bonet, ex-director do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. A exposição estará patente ao público até ao dia 4 de Junho de 2011 e a entrada é gratuita.
Antecipadamente gratos pela divulgação que possam dar a este relevante acontecimento cultural, colocamo-nos ao inteiro dispôr para eventuais pedidos de informação adicional (imagens, curriculum, etc.).
Com os nossos melhores cumprimentos,
A DIRECÇÃO
Galeria António Prates
Rua Alexandre Herculano, 39A. 1250-009 Lisboa
Telefone, Fax e E-mail: 21 357 1167; 21 357 1168
galeria@galeriaantonioprates.com
www.galeriaantonioprates.com
Horário: 2ª a 6ª feira das 11h às 20h
Sábados das 15h00 às 20h
El Afuera IV», 120 x 240 cm, técnica mista s/ madeira, 2010.